Avançar para o conteúdo principal

O biquíni no Brasil



Quando o assunto é biquíni o Brasil é a maior referência, seja pela ousadia ou criatividade, os biquínis brasileiros são reconhecidos internacionalmente.


Já contamos um pouco sobre a origem do biquíni e você pode conferir clicando aqui, mas hoje falaremos sobre o biquíni no Brasil.

Apesar de ser peça popular e fundamental nas águas brasileiras, o biquíni nem sempre foi bem visto ou bem aceito em nosso litoral.

Lançado na França em 1946, o traje de banho só foi usado, aqui no Brasil, no ano de 1948 em praias cariocas por uma alemã, Miriam Etz.

A atriz Brigitte Bardot foi uma das responsáveis pela popularização da peça no mundo, usando-a inclusive aqui no Brasil.

Durante o Governo de Jânio Quadros (1961) o biquíni havia sido proibido, haviam fiscais nas areias, pois segundo então presidente o traje era imoral e indecente. 

Em 1964 surgiu o topless e apesar de baixa adesão brasileira Prestes Maia, então prefeito de São Paulo, proibiu o uso de topless em piscinas públicas.

Helô Pinheiro a garota de Ipanema

Ainda na década de 60, Helô Pinheiro desfilava pelas praias de Ipanema com diversos modelos de biquíni. A garota de Ipanema, musa inspiradora da canção, contribuiu e muito para a popularização to traje em terras brasileiras.




Leila Diniz
O biquíni passou a ser usado no cinema e como ato político. Leila Diniz, por exemplo, causou a maior polêmica ao usar biquíni durante a gravidez, tanto que a imagem passou a ser usada como um dos símbolos do feminismo brasileiro entre nos anos 60 e 70.

Na década de 70, as brasileiras já usavam biquínis menores que o padrão europeu, surgindo assim a famosa tanga, cintura baixa, calcinha mais cavada e top menores. 

Biquíni de lacinho
 Em 1972, por conta de um erro de produção, foi preciso cortar as laterais das peças debaixo, surgindo assim o biquíni de lacinho.


Na década de 80 o Brasil, esbanjando sua criatividade e ousadia, foi responsável pela criação de modelos como o enroladinho, o top cortininha, o asa delta e o fio dental.  

Já nos anos 90, com maior tecnologia as peças passaram a ter tecidos mais apropriados, além de explorarem o universo de moda praia, como por exemplo saídas de praia, cangas, bolsas, óculos, chapéus e toalhas.

Ainda nos anos 90, a exportação de biquínis começou a ser crescente e o Brasil sendo reconhecido internacionalmente no ramo de moda praia, lançando tendências em estampas, modelos e modelagens. Nos 2000 essa referência foi se solidificando.

Para o futuro ainda pouco se sabe, mas o que eu sei que a nova coleção da Lisbela tem sido um sucesso e você não pode perder!


Seja você, Seja Lisbela!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O uso de biquínis é proibido no Brasil!

Em nome da moral e dos bons costumes o uso de biquínis é proibido no Brasil! Não é preciso conhecer de história para saber que a cultura social reflete no vestuário. Com o biquíni não é diferente. O Brasil inspira a moda praia do mundo, segundo a literatura, desde os anos 80. Mas nem sempre foi assim... No século IXX o traje de banho cobriam todo o corpo, passando a migrar para algo semelhante ao maiô apenas em 1910. No decorrer desse caminho adotaram trajes mais justos, dividindo-os em duas peças e somente em 1946 o francês Louis Réard lançou uma coleção de duas peças de banho com design ousado, denominado como biquíni. Anos passaram e o biquíni continuava a evoluir mundo afora. Em 1961 o então Presidente do Brasil proibia uso de maiôs em concurso de beleza e de biquínis em praias. Claro que tudo foi feito em nome da moral e dos bons costumes, com direito a fiscais em praias e clubes. Imagina que perigo uma mulher de biquíni? Sim, meus queridos. Um ENORME PERIGO. Um ...

7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade!

Ao longo dos anos a forma de viver da sociedade mudou bastante, consequentemente a forma de se vestir! Confira agora 7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade! 1 - Os primeiros relatos de vestimenta no mundo, foram feitos de fibras vegetais, folhas e pele de animais na Pré História! Inclusive nessa época era usado não só como proteção, mas como adorno para se imporem sobre os outros animais A pele era bastante dura e apenas cobria poucas partes do corpo e perceberam que se as mastigassem ficariam mais maleáveis e, assim, cobriam mais partes. 2 - Agulhas feitas de ossos e marfim eram usadas há mais de 30 mil anos, no Período Paleolítico. Nesse período, eram usados saiotes feitos de couro retirado dos animais 3 - Entre 3.000 e 400 a.C. estão as principais fontes de informações sobre o vestuário, na antiguidade Os relatos vem de pinturas, esculturas e vasos, dando uma ideia de como eram as roupas da época. 4 - A primeira civilização a se preocu...

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O BIQUÍNI

Quando se pensa em verão, praia, piscina e mar é praticamente impossível não se lembrar do biquíni. Extremamente popular nos litorais, o biquíni foi se inventando e reinventando ao longo dos anos. Dizem que o Brasil e o país do futebol e samba, mas não seria equivoco acrescentar o biquíni nesta lista. Mas será que você como um bom brasileiro ENTENDE de biquíni? Para conferir, eis aqui uma lista com 10 curiosidades do traje de banho mais querido do mundo. Então peque um papel e uma caneta e vejamos quantas já sabia: 10 CURIOSIDADES DO BIQUÍNI Foi inventado pelo francês Louis Reard em 1946 Antes do biquíni a menor peça utilizada nos anos de 1946 era o maiô chamado “átomo”.  Louis Reard então divide o “átomo em dois” criando duas peças que foram tidas como “bombas” para sociedade. No mesmo ano, os EUA testavam bombas atômicas no atol das Ilhas Marshall, denominado como BIKINI. O francês então não teve dúvidas que biquíni seria ideal para representar o...