Ao longo dos anos a forma de viver da sociedade mudou bastante, consequentemente a forma de se vestir!
Confira agora 7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade!
1 - Os primeiros relatos de vestimenta no mundo, foram feitos de fibras vegetais, folhas e pele de animais na Pré História!
Inclusive nessa época era usado não só como proteção, mas como adorno para se imporem sobre os outros animais
A pele era bastante dura e apenas cobria poucas partes do corpo e perceberam que se as mastigassem ficariam mais maleáveis e, assim, cobriam mais partes.
2 - Agulhas feitas de ossos e marfim eram usadas há mais de 30 mil anos, no Período Paleolítico.
Nesse período, eram usados saiotes feitos de couro retirado dos animais
3 - Entre 3.000 e 400 a.C. estão as principais fontes de informações sobre o vestuário, na antiguidade
Os relatos vem de pinturas, esculturas e vasos, dando uma ideia de como eram as roupas da época.
4 - A primeira civilização a se preocupar com a vestimenta, também por motivos estáticos, era localizada no centro Sul da Turquia, em 6.500 a.C.
Antes dessa descoberta, pensava-se que os Sumérios e egípcios tivessem sido os primeiros a ter esse tipo de preocupação. Cerca de 4.000 anos a.C, na mesma região entre os Rios Tigre e Eufrates, chamada de Mesopotâmia
Em 4.000 anos a.C. as fibras mais usadas pelos Sumérios e Mesopotâmios eram Algodão, lã e o linho.
5 - No egito, cerca de 4.000 anos a.C., as roupas eram usadas para distinguir as classes sociais.
A vestimenta básica era o Chanti usada por homens, como uma saia, e por mulheres, longo cobrindo todo o corpo
6 - Entre os anos de 1750 e 1400 a.C, período da Antiguidade Clássica, em Creta, eram utilizados os tecidos de linho, lã ou couro. As roupas femininas eram bem diferenciadas das masculinas.
7 - Os Gregos tinham como constante nas vestimentas, decorações de origem arquitetônica e isso reflete-se no corte retangular das roupas.
Na Grécia Antiga criou-se o critério clássico de beleza: a harmonia pela simetria entre os lados esquerdo e direito do indivíduo.
A vestimenta principal era o Quiton, um retângulo de tecido que se assemelha a uma túnica colocada no corpo, presa nos ombros e debaixo dos braços. Sobre os ombros era presa com broches ou agulhas de nome Fíbula e na cintura por um cordão ou cinto. Esta era bastante longa chegando, nos adultos, a bater no tornozelo e, no caso dos mais jovens, até aos joelhos
Na antiguidade ou no mundo atual, seja lá qual for a moda do momento, o importante é você se sentir bem, essa deveria ser a única constante na evolução do vestuário!
Comentários
Enviar um comentário