Avançar para o conteúdo principal

Mulheres Notáveis


Cristina de Pisano ( 1364-1430)
Fonte: https://www.biography.com/writer/christine-de-pisan
Como foi dito no artigo passado que você pode conferir clicando aqui, toda primeira quinta-feira falaremos sobre as Grandes Mulheres que influenciaram o mundo!

 Começaremos por uma francesa, poetisa, filósofa e que reivindicava educação mais completa e acessível para todas as mulheres, já sabe quem é? 

Precursora do feminismo antes do feminismo, primeira mulher escritora profissional na Europa, Cristina de Pisano ( Pizan) nasceu em 11 de setembro de 1364, em Veneza, na Itália e se mudou aos quatro anos para a França, acompanhando pai que servia como médico e astrólogo ao Rei Charles V.

 
Aos 15 anos casou-se com o secretário da corte, Etienne du Castel, com quem teve três filhos. Enviuvou-se aos 25 anos e com várias contas a serem pagas, principalmente de dívidas contraídas pelo seu marido. Três anos antes seu pai também havia morrido e lhe fora negado o direito a herança. Em busca de recursos financeiros, começou a usar as habilidades com palavras para escrever profissionalmente.

Começou por escrever baladas de amor, que chamavam a atenção dos ricos da corte, estes a encomendavam baladas para utilizá-las em suas conquistas amorosas. Estima-se que a escritora deva ter produzido mais de 300 baladas e inúmeros sonetos entre os anos de 1393 e 1412.

 Após o prestígio e reconhecimento do próprio talento Cristina pôde expor sua preocupação com a mulher na sociedade e questionando os métodos literários dos autores da época.

 Cristina usava sua escrita para expressar que as mulheres tem um papel importante na sociedade. Muita das vezes apoiava-se na retórica para desafiar escritores como Jean de Meun, que expressava ideias misóginas em seus trabalhos. 

Naquele período as mulheres eram descritas pelo clérigo como “portões do inferno”, eram ridicularizadas em periódicos e literatura e havia sido autorizado o espancamento de uma esposa. Eram períodos difíceis.


 A poetisa e filósofa defendia o tratamento adequado para as mulheres, haja vista que não possuem condições naturais diferente quanto a inteligência, exigindo os mesmos privilégios dos homens tanto para educação, quanto para a política. Para ela, não o fazer era uma imensa ingratidão, as mulheres cuidavam de homens do nascimento ao túmulo, eram merecedoras de gratidão e respeito.

 Seu livro mais famoso é o Livro da Cidade das Mulheres, com o titulo original  Le Livre de la Cité des dames. 
Trechos como:


Se fosse costume mandar as filhas para a escola como filhos, e se fossem então ensinadas as ciências naturais, elas aprenderiam de maneira tão completa e entenderiam as sutilezas de todas as artes e ciências, bem como dos filhos ”. -  O Livro da Cidade das Mulheres
O homem ou a mulher em quem reside maior virtude é o mais elevado; nem a altivez nem a humildade de uma pessoa estão no corpo de acordo com o sexo, mas na perfeição da conduta e das virtudes ”. -  O Livro da Cidade das Mulheres


  Hoje podem parecer normais, porém para época eram mais que revolucionários e contribuíram de forma positiva para a mudança de pensamento que ainda precisamos ter.

 Conta para gente o que achou de Cristina, se já a conhecia, se tem outras mulheres que te inspiram!

 Seja você, seja Lisbela!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O uso de biquínis é proibido no Brasil!

Em nome da moral e dos bons costumes o uso de biquínis é proibido no Brasil! Não é preciso conhecer de história para saber que a cultura social reflete no vestuário. Com o biquíni não é diferente. O Brasil inspira a moda praia do mundo, segundo a literatura, desde os anos 80. Mas nem sempre foi assim... No século IXX o traje de banho cobriam todo o corpo, passando a migrar para algo semelhante ao maiô apenas em 1910. No decorrer desse caminho adotaram trajes mais justos, dividindo-os em duas peças e somente em 1946 o francês Louis Réard lançou uma coleção de duas peças de banho com design ousado, denominado como biquíni. Anos passaram e o biquíni continuava a evoluir mundo afora. Em 1961 o então Presidente do Brasil proibia uso de maiôs em concurso de beleza e de biquínis em praias. Claro que tudo foi feito em nome da moral e dos bons costumes, com direito a fiscais em praias e clubes. Imagina que perigo uma mulher de biquíni? Sim, meus queridos. Um ENORME PERIGO. Um ...

7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade!

Ao longo dos anos a forma de viver da sociedade mudou bastante, consequentemente a forma de se vestir! Confira agora 7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade! 1 - Os primeiros relatos de vestimenta no mundo, foram feitos de fibras vegetais, folhas e pele de animais na Pré História! Inclusive nessa época era usado não só como proteção, mas como adorno para se imporem sobre os outros animais A pele era bastante dura e apenas cobria poucas partes do corpo e perceberam que se as mastigassem ficariam mais maleáveis e, assim, cobriam mais partes. 2 - Agulhas feitas de ossos e marfim eram usadas há mais de 30 mil anos, no Período Paleolítico. Nesse período, eram usados saiotes feitos de couro retirado dos animais 3 - Entre 3.000 e 400 a.C. estão as principais fontes de informações sobre o vestuário, na antiguidade Os relatos vem de pinturas, esculturas e vasos, dando uma ideia de como eram as roupas da época. 4 - A primeira civilização a se preocu...

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O BIQUÍNI

Quando se pensa em verão, praia, piscina e mar é praticamente impossível não se lembrar do biquíni. Extremamente popular nos litorais, o biquíni foi se inventando e reinventando ao longo dos anos. Dizem que o Brasil e o país do futebol e samba, mas não seria equivoco acrescentar o biquíni nesta lista. Mas será que você como um bom brasileiro ENTENDE de biquíni? Para conferir, eis aqui uma lista com 10 curiosidades do traje de banho mais querido do mundo. Então peque um papel e uma caneta e vejamos quantas já sabia: 10 CURIOSIDADES DO BIQUÍNI Foi inventado pelo francês Louis Reard em 1946 Antes do biquíni a menor peça utilizada nos anos de 1946 era o maiô chamado “átomo”.  Louis Reard então divide o “átomo em dois” criando duas peças que foram tidas como “bombas” para sociedade. No mesmo ano, os EUA testavam bombas atômicas no atol das Ilhas Marshall, denominado como BIKINI. O francês então não teve dúvidas que biquíni seria ideal para representar o...