Avançar para o conteúdo principal

Lisbelândia: Como é feito um biquíni

Olá, Lisbelinda!

Você já parou para se perguntar como é feito um biquíni?

Idealizada por  Engenheiros Têxteis formados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná( UTFPR), a Lisbela é uma marca que busca representar toda elegância, beleza, independência e poder da mulher brasileira. Reconhecendo o encanto e individualidade de cada uma, estimulando o poder e dever de ser quem e como quiser.
Enquete feita no Instagram

Perguntamos aos nossos seguidores se eles sabiam como era feito um biquíni e grande maioria não sabia! Até que o produto chegue em sua casa ele passa por inúmeros processos e várias pessoas, onde cada cuidado e detalhe é pensado, e essa preocupação é tida desde o início e planejamento da próxima coleção.

Tudo começa no nosso departamento de P&D ( Pesquisa e Desenvolvimento) que é supervisionado pela Gabriela Biaconi, Engenheira Têxtil (UTFPR) e co-fundadora da Lisbela.

O fluxograma deste departamento pode ser resumido em:


Fluxograma P&D
A pesquisa de tendência fica a cargo da Estilista, a ela é repassado as informações iniciais sobre  quais pontos devem ser levados em consideração na hora do processo criativo.

Já a pesquisa de fornecedores é feita com base em indicações de pessoas do ramo e visitas em feiras têxteis, onde é possível conhecê-los. Após esta etapa é agendado uma visita para verificar a qualidade do produto - o principal requisito - e questionar a respeito da flexibilidade da entrega.

O desenvolvimento de croquis também é feito pela estilista. Em um outro post  abordaremos com mais detalhes, inclusive como foi criada a próxima coleção que será lançada em Outubro.

Na etapa destinada a seleção de modelos é levado em consideração os atributos exigidos inicialmente lá na conversa com a estilista antes de iniciar pesquisa de tendência, dentre eles destacam-se a preocupação com a moda e com o conforto.

Os moldes são desenvolvidos pelo modelista, é a etapa em que começamos a transformar as ideias e conceitos em produto.

Com os moldes prontos é feito  a peça piloto, é como chamamos o produto teste. A pilotagem é feita pela pilotista. Com a piloto em mãos conseguimos identificar se há a necessidade de algum ajuste/aprimoramento. Em caso de ajustes, dependendo do grau de “gravidade”, envolvem tanto a pilotista como os modelistas e estilista em busca de solução.

Simultaneamente são escolhidos os acessórios, em que selecionamos os detalhes que irão compor a peça, como medalha com a logo da marca, aviamentos, etc.

A peça piloto sendo aprovada passamos para a última etapa desde setor, a graduação de moldes, em que transformamos o molde inicial em P, M, G,GG. Nosso graduador leva em consideração a NBR 13377 , responsável por regular as medidas destinadas ao vestuário feminino. Esta norma é elaborada pela ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A etapa de pesquisa de tendência normalmente é etapa mais demorada e exige maior cuidado, pois a moda é fluida. Às vezes a aposta de tendência, inclusive por parte dos fornecedores, que destinam seu material para atender as empresas, não saem como o esperado e pode acarretar uma escolha errada, que impacta em todo resto.

Todas as etapas posteriores são ajustáveis, erros além do previsível impactam em tempo e recursos, mas ainda sim é possível reajustar, diferente da etapa de pesquisa de tendência, que direciona escolha de tecidos, estampas e tantas outras decisões.

Mais do que entender as tendências é necessário conhecermos nosso público, suas preferências e necessidades. E é por isso que nos preocupamos em elaborar um produto de qualidade, confortável , com durabilidade e um preço acessível.

De forma resumida é assim que funciona nosso departamento de P&D e em breve daremos sequência a nossa tour pela Lisbelândia!

Se tiver alguma dúvida deixa aqui nos comentários e aproveita e conta para gente o que achou!

Seja você, Seja Lisbela!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O uso de biquínis é proibido no Brasil!

Em nome da moral e dos bons costumes o uso de biquínis é proibido no Brasil! Não é preciso conhecer de história para saber que a cultura social reflete no vestuário. Com o biquíni não é diferente. O Brasil inspira a moda praia do mundo, segundo a literatura, desde os anos 80. Mas nem sempre foi assim... No século IXX o traje de banho cobriam todo o corpo, passando a migrar para algo semelhante ao maiô apenas em 1910. No decorrer desse caminho adotaram trajes mais justos, dividindo-os em duas peças e somente em 1946 o francês Louis Réard lançou uma coleção de duas peças de banho com design ousado, denominado como biquíni. Anos passaram e o biquíni continuava a evoluir mundo afora. Em 1961 o então Presidente do Brasil proibia uso de maiôs em concurso de beleza e de biquínis em praias. Claro que tudo foi feito em nome da moral e dos bons costumes, com direito a fiscais em praias e clubes. Imagina que perigo uma mulher de biquíni? Sim, meus queridos. Um ENORME PERIGO. Um ...

7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade!

Ao longo dos anos a forma de viver da sociedade mudou bastante, consequentemente a forma de se vestir! Confira agora 7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade! 1 - Os primeiros relatos de vestimenta no mundo, foram feitos de fibras vegetais, folhas e pele de animais na Pré História! Inclusive nessa época era usado não só como proteção, mas como adorno para se imporem sobre os outros animais A pele era bastante dura e apenas cobria poucas partes do corpo e perceberam que se as mastigassem ficariam mais maleáveis e, assim, cobriam mais partes. 2 - Agulhas feitas de ossos e marfim eram usadas há mais de 30 mil anos, no Período Paleolítico. Nesse período, eram usados saiotes feitos de couro retirado dos animais 3 - Entre 3.000 e 400 a.C. estão as principais fontes de informações sobre o vestuário, na antiguidade Os relatos vem de pinturas, esculturas e vasos, dando uma ideia de como eram as roupas da época. 4 - A primeira civilização a se preocu...

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O BIQUÍNI

Quando se pensa em verão, praia, piscina e mar é praticamente impossível não se lembrar do biquíni. Extremamente popular nos litorais, o biquíni foi se inventando e reinventando ao longo dos anos. Dizem que o Brasil e o país do futebol e samba, mas não seria equivoco acrescentar o biquíni nesta lista. Mas será que você como um bom brasileiro ENTENDE de biquíni? Para conferir, eis aqui uma lista com 10 curiosidades do traje de banho mais querido do mundo. Então peque um papel e uma caneta e vejamos quantas já sabia: 10 CURIOSIDADES DO BIQUÍNI Foi inventado pelo francês Louis Reard em 1946 Antes do biquíni a menor peça utilizada nos anos de 1946 era o maiô chamado “átomo”.  Louis Reard então divide o “átomo em dois” criando duas peças que foram tidas como “bombas” para sociedade. No mesmo ano, os EUA testavam bombas atômicas no atol das Ilhas Marshall, denominado como BIKINI. O francês então não teve dúvidas que biquíni seria ideal para representar o...