Idealizada por Engenheiros Têxteis formados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná( UTFPR), a Lisbela é uma marca que busca representar toda elegância, beleza, independência e poder da mulher brasileira. Reconhecendo o encanto e individualidade de cada uma, estimulando o poder e dever de ser quem e como quiser.
![]() |
Enquete feita no Instagram |
Perguntamos aos nossos seguidores se eles sabiam como era feito um biquíni e grande maioria não sabia! Até que o produto chegue em sua casa ele passa por inúmeros processos e várias pessoas, onde cada cuidado e detalhe é pensado, e essa preocupação é tida desde o início e planejamento da próxima coleção.
Tudo começa no nosso departamento de P&D ( Pesquisa e Desenvolvimento) que é supervisionado pela Gabriela Biaconi, Engenheira Têxtil (UTFPR) e co-fundadora da Lisbela.
O fluxograma deste departamento pode ser resumido em:
![]() |
Fluxograma P&D |
Já a pesquisa de fornecedores é feita com base em indicações de pessoas do ramo e visitas em feiras têxteis, onde é possível conhecê-los. Após esta etapa é agendado uma visita para verificar a qualidade do produto - o principal requisito - e questionar a respeito da flexibilidade da entrega.
O desenvolvimento de croquis também é feito pela estilista. Em um outro post abordaremos com mais detalhes, inclusive como foi criada a próxima coleção que será lançada em Outubro.
Na etapa destinada a seleção de modelos é levado em consideração os atributos exigidos inicialmente lá na conversa com a estilista antes de iniciar pesquisa de tendência, dentre eles destacam-se a preocupação com a moda e com o conforto.
Os moldes são desenvolvidos pelo modelista, é a etapa em que começamos a transformar as ideias e conceitos em produto.
Com os moldes prontos é feito a peça piloto, é como chamamos o produto teste. A pilotagem é feita pela pilotista. Com a piloto em mãos conseguimos identificar se há a necessidade de algum ajuste/aprimoramento. Em caso de ajustes, dependendo do grau de “gravidade”, envolvem tanto a pilotista como os modelistas e estilista em busca de solução.
Simultaneamente são escolhidos os acessórios, em que selecionamos os detalhes que irão compor a peça, como medalha com a logo da marca, aviamentos, etc.
A peça piloto sendo aprovada passamos para a última etapa desde setor, a graduação de moldes, em que transformamos o molde inicial em P, M, G,GG. Nosso graduador leva em consideração a NBR 13377 , responsável por regular as medidas destinadas ao vestuário feminino. Esta norma é elaborada pela ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A etapa de pesquisa de tendência normalmente é etapa mais demorada e exige maior cuidado, pois a moda é fluida. Às vezes a aposta de tendência, inclusive por parte dos fornecedores, que destinam seu material para atender as empresas, não saem como o esperado e pode acarretar uma escolha errada, que impacta em todo resto.
Todas as etapas posteriores são ajustáveis, erros além do previsível impactam em tempo e recursos, mas ainda sim é possível reajustar, diferente da etapa de pesquisa de tendência, que direciona escolha de tecidos, estampas e tantas outras decisões.
Mais do que entender as tendências é necessário conhecermos nosso público, suas preferências e necessidades. E é por isso que nos preocupamos em elaborar um produto de qualidade, confortável , com durabilidade e um preço acessível.
De forma resumida é assim que funciona nosso departamento de P&D e em breve daremos sequência a nossa tour pela Lisbelândia!
Se tiver alguma dúvida deixa aqui nos comentários e aproveita e conta para gente o que achou!
Seja você, Seja Lisbela!
Comentários
Enviar um comentário