Avançar para o conteúdo principal

Essa geração do MIMIMI onde tudo é relacionamento abusivo



Ontem uma youtuber, que aDORA debater temas como sexo e relacionamentos, relatou sua experiência em um relacionamento abusivo.

Houve uma enxurrada de comentários, uns apoiando a moça, sendo empáticos e solidários, outros indignados porque aparentemente o abusador seria outro youtuber, houve aqueles em que defendiam e questionavam a veracidade dos relatos e aqueles em que a preocupação maior era saber quem era e “cancelar” o sujeito.

Relacionamentos abusivos é um assunto muito sério, que assola várias pessoas. Não precisa ser homem para ter comportamento abusivo e não está restrito em relações amorosas esse comportamento. Existe relações familiares abusivas, relações entre amigos abusivas e tantos outros tipos de relações, que se replicarem este comportamento violento é sim uma relação abusiva. Infelizmente, o maior número de abusadores são homens e praticam tais atos em relações românticas, seja com parceiros ou parceiras.

Uma relação abusiva é uma relação violenta, mas não se engane limitando a violência apenas a agressões físicas, existem vários tipos de violência, algumas podem ser:

Moral - condutas que configure calúnia, difamação ou injuria por parte do agressor.
Psicológica - ações ou omissões que visam danos a autoestima, identidade ou ao desenvolvimento da pessoa.
Patrimonial - retenção, subtração, parcial ou total do bem pessoal da vítima.
Sexual - Ações cometidas a fim de obrigar a ter relações sexuais ou presenciar práticas sexuais contra sua vontade

E várias outras, como a violência física que prejudica a saúde e integridade física da vítima.

Seja qual for as violências aplicadas o dano para quem sofre é imenso e por isso é importante o debate sobre o tema, pois não é nenhum MIMIMI, não é DE REPENTE que tudo se tornou abusivo, sempre houveram, porém, infelizmente, não faz muito tempo que nos demos conta do impacto e importância do assunto.

Mais importante do que saber quem foi o abusador é apoiar a vítima, é identificar esses atos e refletir se você não reproduz algum desses comportamentos nocivos, é olhar ao redor e verificar se não está em um relacionamento abusivo ou se alguém a sua volta está passando por isso e nem se dá conta.

Se você por algum acaso se encontra no papel de abusador, procure ajuda para não continuar repetindo essas atitudes e fazendo mal ao próximo.

Se você está ou esteve em no papel de vítima, procure ajude de amigos, familiares, profissionais da área da saúde e não se esqueça que A CULPA NÃO É SUA, NUNCA FOI!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O uso de biquínis é proibido no Brasil!

Em nome da moral e dos bons costumes o uso de biquínis é proibido no Brasil! Não é preciso conhecer de história para saber que a cultura social reflete no vestuário. Com o biquíni não é diferente. O Brasil inspira a moda praia do mundo, segundo a literatura, desde os anos 80. Mas nem sempre foi assim... No século IXX o traje de banho cobriam todo o corpo, passando a migrar para algo semelhante ao maiô apenas em 1910. No decorrer desse caminho adotaram trajes mais justos, dividindo-os em duas peças e somente em 1946 o francês Louis Réard lançou uma coleção de duas peças de banho com design ousado, denominado como biquíni. Anos passaram e o biquíni continuava a evoluir mundo afora. Em 1961 o então Presidente do Brasil proibia uso de maiôs em concurso de beleza e de biquínis em praias. Claro que tudo foi feito em nome da moral e dos bons costumes, com direito a fiscais em praias e clubes. Imagina que perigo uma mulher de biquíni? Sim, meus queridos. Um ENORME PERIGO. Um ...

7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade!

Ao longo dos anos a forma de viver da sociedade mudou bastante, consequentemente a forma de se vestir! Confira agora 7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade! 1 - Os primeiros relatos de vestimenta no mundo, foram feitos de fibras vegetais, folhas e pele de animais na Pré História! Inclusive nessa época era usado não só como proteção, mas como adorno para se imporem sobre os outros animais A pele era bastante dura e apenas cobria poucas partes do corpo e perceberam que se as mastigassem ficariam mais maleáveis e, assim, cobriam mais partes. 2 - Agulhas feitas de ossos e marfim eram usadas há mais de 30 mil anos, no Período Paleolítico. Nesse período, eram usados saiotes feitos de couro retirado dos animais 3 - Entre 3.000 e 400 a.C. estão as principais fontes de informações sobre o vestuário, na antiguidade Os relatos vem de pinturas, esculturas e vasos, dando uma ideia de como eram as roupas da época. 4 - A primeira civilização a se preocu...

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O BIQUÍNI

Quando se pensa em verão, praia, piscina e mar é praticamente impossível não se lembrar do biquíni. Extremamente popular nos litorais, o biquíni foi se inventando e reinventando ao longo dos anos. Dizem que o Brasil e o país do futebol e samba, mas não seria equivoco acrescentar o biquíni nesta lista. Mas será que você como um bom brasileiro ENTENDE de biquíni? Para conferir, eis aqui uma lista com 10 curiosidades do traje de banho mais querido do mundo. Então peque um papel e uma caneta e vejamos quantas já sabia: 10 CURIOSIDADES DO BIQUÍNI Foi inventado pelo francês Louis Reard em 1946 Antes do biquíni a menor peça utilizada nos anos de 1946 era o maiô chamado “átomo”.  Louis Reard então divide o “átomo em dois” criando duas peças que foram tidas como “bombas” para sociedade. No mesmo ano, os EUA testavam bombas atômicas no atol das Ilhas Marshall, denominado como BIKINI. O francês então não teve dúvidas que biquíni seria ideal para representar o...