Avançar para o conteúdo principal

Para todas as Martas antes da Marta e para as futuras Martas




No Brasil uma das maiores paixões é sem dúvidas o futebol! Aparentemente o brasileiro nasce com um talento para tal e é reconhecido mundialmente por isso.

Infelizmente por N fatores o futebol feminino não é prestigiado como devido! Uns culpam a falta de “expectadores” interessados na modalidade, outros culpam a falta de estrutura que por consequência diminui o alcance do público e principalmente de atletas de alto nível que deixam de ingressar na carreira e fortalecer ainda mais o esporte.

O problema é bem mais a fundo! Você sabia que por anos eram proibidas mulheres jogarem futebol?  E não faz muito tempo. Essa proibição no Brasil durou de 1941 até 1979.

O decreto dizia:  Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza.”

Não foi isso que a gente viu nessa Copa, mas ainda vemos as consequências desse decreto e de tantos outros “invisíveis” embasados no machismo e misoginia.

A atacante Marta, 6 vezes bola de ouro, considerada uma das maiores jogadoras de todos os tempos, tem um salário bem abaixo se comparado aos salários de jogadores medianos no futebol masculino.

Antes dela tivemos outra jogadora de destaque mundial a Sissy, porém ela não fazia o “padrão” esperado pela CBF e teve seus holofotes ainda mais apagados.

Na Noruega a atual bola de ouro Ada Hegerberg, se recusa a disputar Copa do Mundo feminina em protesto por disparidade financeira.

A Copa do Mundo de Futebol Feminino está sendo realizada na França, dias antes da estreia a seleção feminina francesa precisou sair do centro de treinamento para que a seleção masculina pudesse usar em prol de um amistoso e um jogo das eliminatórias.

Poderia citar as diferenças na premiação, o fato de ser a primeira vez que a seleção feminina tem um uniforme feito especialmente para elas, poderia citar a diferença de salário, investimento nos times, mas prefiro citar o preconceito, a necessidade de “estereotipar” .

Quantas vezes já ouvimos a frase “ Isso não é para mulher”?

Quantas Martas, Formigas e Cristianes  nós perdemos por frases como essa?

O fato é que a mulher pode e deve ser e fazer o que bem quer!

Domingo nossa seleção de Guerreiras foi eliminada da competição, mas para quem jogou contra a França, Vadão, comissão técnica, CBF, falta de estrutura - trocentos outros empecilhos- , 2x1 foi ótimo!

Nosso agradecimento a todas as meninas que nos representaram nesse jogo e em todos os outros que vieram muito antes deles, porque graças a vocês estamos dando um passo a frente no longo caminho que temos até a valorização que merecem!

Para todas as Martas antes da Marta e para aquelas que ainda se tornarão Marta: vocês não estão sozinhas! 
Jogue como uma garota!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O uso de biquínis é proibido no Brasil!

Em nome da moral e dos bons costumes o uso de biquínis é proibido no Brasil! Não é preciso conhecer de história para saber que a cultura social reflete no vestuário. Com o biquíni não é diferente. O Brasil inspira a moda praia do mundo, segundo a literatura, desde os anos 80. Mas nem sempre foi assim... No século IXX o traje de banho cobriam todo o corpo, passando a migrar para algo semelhante ao maiô apenas em 1910. No decorrer desse caminho adotaram trajes mais justos, dividindo-os em duas peças e somente em 1946 o francês Louis Réard lançou uma coleção de duas peças de banho com design ousado, denominado como biquíni. Anos passaram e o biquíni continuava a evoluir mundo afora. Em 1961 o então Presidente do Brasil proibia uso de maiôs em concurso de beleza e de biquínis em praias. Claro que tudo foi feito em nome da moral e dos bons costumes, com direito a fiscais em praias e clubes. Imagina que perigo uma mulher de biquíni? Sim, meus queridos. Um ENORME PERIGO. Um ...

7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade!

Ao longo dos anos a forma de viver da sociedade mudou bastante, consequentemente a forma de se vestir! Confira agora 7 curiosidades sobre as roupas da antiguidade! 1 - Os primeiros relatos de vestimenta no mundo, foram feitos de fibras vegetais, folhas e pele de animais na Pré História! Inclusive nessa época era usado não só como proteção, mas como adorno para se imporem sobre os outros animais A pele era bastante dura e apenas cobria poucas partes do corpo e perceberam que se as mastigassem ficariam mais maleáveis e, assim, cobriam mais partes. 2 - Agulhas feitas de ossos e marfim eram usadas há mais de 30 mil anos, no Período Paleolítico. Nesse período, eram usados saiotes feitos de couro retirado dos animais 3 - Entre 3.000 e 400 a.C. estão as principais fontes de informações sobre o vestuário, na antiguidade Os relatos vem de pinturas, esculturas e vasos, dando uma ideia de como eram as roupas da época. 4 - A primeira civilização a se preocu...

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O BIQUÍNI

Quando se pensa em verão, praia, piscina e mar é praticamente impossível não se lembrar do biquíni. Extremamente popular nos litorais, o biquíni foi se inventando e reinventando ao longo dos anos. Dizem que o Brasil e o país do futebol e samba, mas não seria equivoco acrescentar o biquíni nesta lista. Mas será que você como um bom brasileiro ENTENDE de biquíni? Para conferir, eis aqui uma lista com 10 curiosidades do traje de banho mais querido do mundo. Então peque um papel e uma caneta e vejamos quantas já sabia: 10 CURIOSIDADES DO BIQUÍNI Foi inventado pelo francês Louis Reard em 1946 Antes do biquíni a menor peça utilizada nos anos de 1946 era o maiô chamado “átomo”.  Louis Reard então divide o “átomo em dois” criando duas peças que foram tidas como “bombas” para sociedade. No mesmo ano, os EUA testavam bombas atômicas no atol das Ilhas Marshall, denominado como BIKINI. O francês então não teve dúvidas que biquíni seria ideal para representar o...